terça-feira, 16 de abril de 2013



  FILOSOFIA PARA CRIANÇAS – EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

       
   Filosofia para Crianças-Educação para o Pensar é o nome do programa

filosófico-educacionalcriado no final da década de 1960 por Matthew Lipman.

Trata-se de um Programa educacional que propõe oferecer a crianças e jovens

um espaço investigativo-dialógico no qual busquem maior e melhor

compreensão de temáticas filosóficas e, ao fazê-lo, possam desenvolver sua

capacidade de "pensar melhor" através de uma metodologia que faz parte

integrante do referido Programa.

Filosofia para Crianças propõe que os conceitos e problemas sejam investigados utilizando-

se das habilidades de pensamento (habilidades de raciocínio, investigação, interpretação e

conceituação) e das habilidades sociais,estas ligadas à empatia, descentralização e agir com

base a regras estabelecidas em comum. As habilidades são capacidades que permitem um

pensar bem sobre os conceitos. O melhor ambiente para aprender a pensar é a 

pedagogia da Comunidade de Investigação. Aprender a pensar por si mesmo sobre o 

próprio pensar é uma forma de investigação filosófica que emprega a lógica para um pensar

crítico, a dimensão estética para um pensar criativo e a dimensão ética para um pensar 

cuidadoso. O pensar multidimensional – crítico, criativo e cuidadoso – está ancorado no 

campo filosófico. A pedagogia para o aprender a pensar bem é o diálogo investigativo em 

comunidade. O mesmo processo pode ser ampliado para as outras práticas pedagógicas

nas  diversas áreas do conhecimento. Pensar é uma atividade holística e a filosofia contribui 

com uma perspectiva interdisciplinar.  

         



Nenhum comentário:

Postar um comentário